Blog BR+

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo - Pavilhão do Anhembi

03/08/2018 Alessandra Piesco Literatura e Leitura

#

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, uma das mais importantes feiras literárias no Brasill e na América Latina, acontece de 03 a 12 de agosto de 2018, no Pavilhão do Anhembi.

Criada em 1961 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cada dois anos e desde 1970 reúne público, autores e ilustradores, editoras e distribuidoras do mercado literário. Para além de lançamentos de livros, cada edição oferece uma diversificada programação cultural, com atividades que misturam literatura, música, lazer, aprendizado, gastronomia e oportunidades de negócios. O convidado de honra desta edição é o Emirado de Sharjah, um dos sete que compõe os Emirados Árabes Unidos.

Neste ano a programação cultural é apresentada nas seguintes categorias: Arena Cultural Bic ®, Bibliosesc Praça de Histórias, Bibliosesc Praça da Palavra, Espaço Cordel e Repente, Cozinhando com Palavras, Encontro de Fãs, Espaço do Saber Microsoft, Salão de Ideias, Espaço Infantil Correios Tenda das Mil Fábulas e Papo de Mercado.

No espaço Arena Cultural Bic ® destacam-se encontros e palestras com grandes nomes nacionais como Fernanda Montenegro (11/08); Adriana Falcão e Walcyr Carrasco (04/08); Mário Sergio Cortella (04 e 11/08); Ziraldo (04/08), autor de Flicts e O Menino Maluquinho; e Mauricio de Sousa (dias 04, 10,11 e 12/08), criador da Turma da Mônica. Os internacionais mais destacados são Lauren Blakely (05/08), autora de Mister O; Yoav Blum (07/08), autor de Os criadores de coincidências; Soman Chainani (10/08), da série A escola do bem e do mal; e Victoria Aveyard (11/08), autora da série A Rainha Vermelha.

Na Bibliosesc Praça de Histórias e na Bibliosesc Praça da Palavra haverá, diariamente, várias sessões de mediação de leitura e narração de histórias, com destaque para as participações de Eva Furnari (09/08) na Praça de Histórias falando sobre leitura e ilustração, e também de Ricardo Azevedo (08/08), falando na Praça da Palavra sobre a relação da literatura e a sala de aula.

No Espaço Infantil Correios Tenda das Mil Fábulas estará presente a literatura para a infância. Fábulas, lendas, contos e mitos estarão presentes numa programação que busca destacar a diversidade humana. Três linhas temáticas nortearão as atividades educativas e culturais neste espaço: A diversidade cultural brasileira em seus autores e ilustradores; As Mil Fábulas e a cultura árabe do Emirado de Sharjah, em diálogo com outras culturas; A conectividade entre pessoas, entre culturas.

Já no Espaço do Saber Microsoft aconteceram e acontecerão inúmeras palestras e debates sobre temas interessantes como: O Uso de ferramentas digitais na educação; Como trabalhar a notícia (jornal) em sala de aula (03/08); Curadoria de Conhecimento (04/08); Leitura para bebês; Leitura em Tempos de Cultura Digital (06/08); É preciso ser leitor para formar alunos leitores? ou Formação Leitora e o papel das Bibliotecas Comunitárias (07/08); TDHA e Dislexia (09/08); Como manter a atenção das crianças em uma era onde a distração é super valorizada? (11/08).

Salão de Ideias dará voz a debates sobre a Literatura Brasileira Contemporânea (04/08); Poesia nas redes e A importância dos prêmios literários (05/08); A história contada em quadrinhos (08/08).

Espaço Cordel e Repente oferecerá diariamente, e no último horário da programação, um Pocket Show. O primeiro deles foi o do cantor e compositor Morais Moreira (03/08). Também no programa estão várias Rodas de Conversa com temas como: Ações de Incentivo ao livro e a literatura na Região Nordeste (04/08); “Mil e uma noites no sertão” - Influência da cultura árabe no imaginário sertanejo (05/08); ou ainda a última delas, com o autor Marco Haurélio e os cordelistas Arievaldo Viana e Paiva Neves falando sobre A importância do cordel na escola (12/08).

Vários lançamentos de livros acontecerão neste espaço que divulga a cultura nordestina. Mas sem dúvida o mais esperado por mim acontece no dia 12 de agosto. 

Escrito por José Santos, renomado autor nacional, e desenvolvido pela Editora IMEPH com a Mauricio de Sousa Produções, Turma da Mônica Viagem à América Latinao segundo livro de uma série que aborda os temas de viagens e aprendizado de idiomas, é um belíssimo trabalho no qual eu tive a oportunidade e o prazer imenso de colaborar como assistente editorial e pesquisadora.

 

A programação cultural completa pode ser consultada aqui:

http://www.bienaldolivrosp.com.br/Programacao/

Mais informações sobre os autores internacionais destacados podem ser encontradas em:

 

Fontes consultadas:

http://www.bienaldolivrosp.com.br

https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br/Imprensa/Releases/-Espaco-Cordel-e-Repente-leva-cultura-nordestina-para-a-25a-Bienal-Internacional-do-Livro-de-Sao-Paulo/

http://www.publishnews.com.br/materias/2018/05/10/25-bienal-de-sp-o-livro-como-propulsor-do-conhecimento

 

Crédito Imagem: Reprodução Instagram Bienal do Livro/@bienaldolivrosp

#
Alessandra Piesco

Formada em Arquitetura e Urbanismo, atuou no Brasil nesta área durante 20 anos. Mora com o marido e o filho em Valência, Espanha, desde 2006. É apaixonada por literatura infantojuvenil e faz uso da leitura em português como meio de ensino e manutenção do português como língua de herança.