Blog BR+

Carlotas e o Mês da Empatia

10/06/2018 Carla Scheidegger Terceiro Setor e Cidadania

No dia 12 de junho é comemorado o Dia Mundial da Empatia. Neste ano, Carlotas, uma empresa social que atua promovendo diálogos e vivências sobre diversidade e empatia no Brasil e na Alemanha, foi adiante: estendeu a comemoração para o mês todo. 

O grupo é um dos dez finalistas do Investment Ready Program - realizado pela Impact Hub, com o apoio da Allianz -, tendo sido selecionado entre mais de 200 projetos e iniciativas do Brasil, Alemanha, Turquia e Malásia que buscam impactar futuras gerações. A celebração do mês da Empatia veio a convite do Programa e o time formado por Carla Douglass, Fabiana Gutierrez e Carla Scheidegger logo decidiu trazer para o mês de junho inspirações extras sobre Empatia.

Carlotas, que já desenvolve programas em empresas para levar o desenvolvimento pessoal e a conversa sobre o potencial da diversidade para funcionáiros, elaborou novos conteúdos e campanhas que estão circulando. "Neste mês, criamos intervenções e oficinas especiais para celebrar a diversidade e promover o respeito junto de nossos clientes e outras organizações interessadas em aderir", explica Fabiana Gutierrez, cofundadora da empresa. Parte deste investimento será revertido em programas anuais gratuitos, com visitas mensais a instituições educacionais. 

Além das organizações empresariais, as instituições educacionais que são beneficiadas pelo trabalho de Carlotas também participarão de atividades criadas com foco em celebrar a Empatia. “Nossos colaboradores estão todos os meses nestas instituições, com atividades lúdicas que desenvolvem habilidades socioemocionais junto a professores e alunos, mas, neste mês, a Empatia será o foco de todas nossas ações”, explica Fabiana.

Desde 2015, Carlotas atua em escolas públicas. Em 2018, passou a estar presente em cinco escolas públicas de Ensino Médio e Educação Infantil na Grande São Paulo e Osasco, assim como na Fundação Casa (antiga FEBEM). No mundo digital, disponibiliza um grande acervo de artigos que vão de referências de livros a contos lúdicos, com personagens ilustrando diálogos importantes, e entrevistas com especialistas, tal como o autor e idealizador do Museu da Empatia, Roman Krznaric.

Pensado especialmente para esta celebração do mês, foi lançado o Manifesto da Empatia - ação essa que chega em um momento em que o mundo precisa de recursos para estabelecer melhores relações humanas. 

Ainda em junho, serão disseminadas as hashtags #MêsdaEmpatia e #EmpathyMonth com muito conteúdo on-line. Para ajudar a dar mais visibilidade à causa, participe, seguindo e comparilhando o conteúdo de Carlotas nas redes sociais.

 

Crédito Imagens: Carla Scheidegger

#
Carla Scheidegger

Sócia fundadora de Carlotas, dedica-se à valorização da diversidade. Formada em Comunicação Social na ESPM com pós graduação na Fundação Getúlio Vargas e na Faculdade de Colônia, trocou a área de Marketing pelo Empreendedorismo Social.