Blog BR+

CONVERSA LITERÁRIA

06/09/2020 Cintia Barreto Literatura e Leitura

Programa para rádio web universitária trata de literatura, cultura, informação e conhecimento, de modo inteligente, acessível e descontraído 

Criado, em 2011, pela professora Cintia Barreto, o programa Conversa Literária nasceu da intenção de levar a alunos, professores e demais interessados, a literatura e a sua relação com outras linguagens. Durante a emissão semanal com uma hora de duração, pela Rádio Web Unigranrio, os convidados foram estimulados a falar sobre os gêneros literários – poesia, prosa, contos, romances, novelas, crônicas –, eventos culturais e, claro, sobre as leituras marcantes e sobre os livros que já publicaram.  

No ar, Cintia Barreto, idealizadora e curadora do projeto Convesa Literária. (Foto: arquivo pessoal).

 

Entre eles, editores, empresários, especialistas em literatura brasileira, ilustradores, jornalistas, líderes comunitários, músicos, poetas e autores – entre os quais, vários de renome da literatura infantil e juvenil –, além de alunos e professores da Universidade do Grande Rio (Unigranrio), onde Cintia lecionava, na ocasião. 

As editoras foram apoiadoras de primeira hora, tanto cedendo os autores e transportando-os até a rádio, que ficava no Campus Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense (Região Metropolitana do Rio de Janeiro, conhecida como Grande Rio), assim como doando livros, a fim de divulgarem os lançamentos, o acervo e as obras dos autores para a comunidade acadêmica e arredores.

Em 2016, Cintia, que é também escritora e crítica literária, transformou o Conversa Literária em projeto no formato de talk-show, trazendo escritores do Rio de Janeiro para um bate-papo e roda de leitura literária com alunos e professores do Colégio Estadual André Maurois, situado no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, onde ensina desde 2002. Entre vários, os atores e diretores teatrais Alexandre Damascena e Marcos França, o músico Marcelo D2, os autores Tom Farias, Eliana Alves Cruz, Alexandre Castro Gomes, Ricardo Benevides, André Luiz Pinto, o contador de histórias Francisco Gregório e o Youtuber Peter Jordan.  

A partir de 2017, o projeto ganhou repercussão e foi levado a diversos espaços culturais do Rio de Janeiro, passando pela prestigiosa Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, e, mensalmente, como programa de promoção de leitura no complexo cultural Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, recebendo os escritores Antonio Carlos Secchin, Georgina Martins, Jorge Marques, Godofredo de Oliveira Neto e Marina Colasanti e as professoras Cristiane Madanêlo, especialista em literatura infantil, e Simone Ricco, escritora dedicada à literatura e educação das relações étnico-raciais. 

O projeto Conversa Literária tem participado de inúmeras festas literárias. Em 2018, recebeu o Prêmio Cultura + Diversidade, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, numa edição do prêmio com a participação de Elisa Lucinda, Hugo Germano, Luis Pimentel e Milton Cunha e o Prêmio Paulo Freire, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ( ALERJ), em 2019.

Em 2018, o Programa Rede Escola, da TV Escola, entrevista Cintia Barreto, no Parque das Ruínas, durante edição especial do Conversa Literária. (Foto: arquivo pessoal).

 

Conversa Literária. Participação de Marina Colasanti. (Foto: arquivo pessoal).

 

Conversa Literária, a que será que se destina

Nascido da vontade de promover a sociabilização, o convívio com a literatura, a arte, os escritores e artistas, para estimular a criatividade por meio de atividades cognitivas, a leitura e a produção literária, valorizando a produção autoral de educadores, alunos e todos aqueles que estão à procura de um espaço de formação humana, como instrumento de transformação social.

O alvo da inciativa é o estudante da rede pública e privada, educadores, escritores, psicólogos, assistentes sociais, gestores, leitores, pessoas apaixonadas por literatura e arte para, com este projeto, se desenvolverem como leitores, escritores e produtores de cultura.

#
Cintia Barreto

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação em Literatura Infantil e Juvenil e da Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais: Estudos Afrobrasileiros e Indígenas, na Universidade Cândido Mendes (UCAM).