Blog BR+

Feira do Livro Infantil de Bolonha 2018

26/03/2018 Fernanda Krüger Literatura e Leitura

 

Feira do Livro Infantil de Bolonha - o mais importante evento do mercado editorial infantil e juvenil.

Acontece, entre 26-29 de abril, a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (Bologna Children's Book Fair) 2018 - um evento que reúne editores, autores, ilustradores e livreiros de várias partes do mundo para a promoção e divulgação do livro ilustrado para a infância e juventude.

Considerado o mais importante evento do mercado editorial infantojuvenil, esta feira anual, que teve sua primeira edição em 1964, é também um palco de premiação dos grandes talentos mundiais da literatura e ilustração: Bologna Ragazzi Award, Prêmio Hans Christian Andersen, Prêmio Memorial Astrid Lindgren (Prêmio Alma).

A China é o convidado de honra de 2018. O Brasil está representado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e pela FNLIJ (Fundação do Livro Infantil e Juvenil) com uma ampla seleção de editoras, títulos e presença de autores e ilustradores brasileiros.

 

BRASIL EM FOCO 

Neste ano, a IBBY Brazil presta uma homenagem aos 85 anos de Ziraldo, um dos pioneiros da literatura infantil brasileira.

 

Concorrendo a prêmios, os destaques ficam para Ana Maria Machado (Prêmio Alma), Ciça Fittipaldi (Prêmio HCA Ilustração) e Marina Colasanti (Prêmio HCA Autora).

 

Paralelamente à exposição, acontecem debates, leituras e outros pequenos eventos com autores e ilustradores brasileiros.

Neste ano, Marina Colasanti, Ciça Fittipaldi, Leo Cunha, André Neves, Roger Mello e outros estarão presentes apresentando seus títulos e promovendo um espaço para que jovens artistas divulguem seus trabalhos.

 

Crédito Fotos: F. N. Krüger

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.