Blog BR+

Reflexões sobre a Essência da Alfabetização e do Letramento

30/09/2016 Fernanda Krüger POLH/PLH

#

Crédito da imagem: domínio público.

 

A essência da alfabetização está em assegurar um meio favorável ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

Propiciar à criança um ambiente no qual ela possa ter contato com livros, sons, sabores, cores, além de poder trazer e compartilhar suas experiências individuais (na perspectiva de Paulo Freire, realizar uma “leitura” crítica da realidade), pode ser visto como um procedimento de alfabetização anterior à iniciação na vida escolar propriamente dita.

Deste modo, toda família interessada em desenvolver as habilidades linguísticas da criança pode, já dentro de casa, iniciar a sua alfabetização.

A extensão deste primeiro passo por meio de práticas de leitura e escrita – ao qual se dá o nome de letramento – poderá, então, ter continuidade nas escolas (e iniciativas em prol do Português como Língua de Herança), assim como em casa.

A alfabetização em si possui diferentes estágios, com variados graus de complexidade. Alguns exigem atividades mais específicas e mecânicas para serem desenvolvidos; outros pedem práticas mais lúdicas. A alfabetização impõe atividades integradas, abrangendo áreas distintas e interdependentes. Mas tudo se integra.

Alfabetizar não é tão somente investir em atividades de codificação/decodificação + interpretação e afins. Tampouco apenas dar oportunidades para que a criança se divirta, se expresse com liberdade e execute atividades puramente lúdicas.

Não há como dar ênfase a uma coisa ou outra. Cada etapa detém algo mais específico, que pode e deve ser trabalhado. 

Assim sendo, aproveitar a experiência acumulada pelo aluno – “leitura de mundo e da palavra” – e incorporá-la a atividades que trabalhem as fases do desenvolvimento psicomotor (essencial ao bom “desenvolvimento de capacidades gráficas e motoras importantes à alfabetização”) são fundamentais para o pleno desenvolvimento das habilidades essenciais ao êxito da alfabetização.

#
Fernanda Krüger

Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®. Especialista em LIJ pela UCAM.